"Ainda Estou Aqui" conquista o Oscar de Melhor Filme Internacional e marca história na premiação
O longa brasileiro, "Ainda estou aqui" competia com "A Garota da Agulha", "Emilia Pérez", "A Semente do Fruto Sagrado" e "Flow" pelo cobiçado troféu.
FAMOSOS
Alexandre Pena
3/3/20251 min read
O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui" conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar® 2025, em uma cerimônia realizada neste domingo (2) em Los Angeles, nos Estados Unidos. A vitória é histórica, pois representa a primeira vez que o Brasil leva a estatueta na categoria.
Dirigido por Walter Salles, o longa competia com produções de diversos países, como "A Garota da Agulha" (Dinamarca), "Emilia Pérez" (França), "A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha) e "Flow" (Letônia). O anúncio do vencedor foi feito pela atriz Penélope Cruz, que apresentou a categoria durante a cerimônia.
"Em nome do cinema brasileiro, é uma honra tão grande receber isso de um grupo tão extraordinário. Isso vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu nao se dobrar e resistir... Esse prêmio vai para ela: o nome dela é Eunice Paiva. E também vai para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro", disse Walter Salles durante seu discurso e agradecimento.
Ele também destacou os nomes de Tom Bernard e Michael Baker, executivos da Sony Pictures Classics, a principal produtora internacional responsável pelo filme.
Inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" é o primeiro filme original da Globoplay. Além da vitória na categoria de Melhor Filme Internacional, o longa ainda concorre em outras duas categorias no Oscar: Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme.
A obra narra a história real de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), uma advogada e ativista que dedicou 40 anos de sua vida em busca da verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (vivido por Selton Mello). O ex-deputado federal foi assassinado durante o período da ditadura militar no Brasil.
